Antigamente se dizia que educação vinha “do berço” e aprendíamos com nossas famílias as 3 palavras mágicas: por favor, obrigada, com licença; era lei comer de boca fechada e tirar os cotovelos de cima da mesa. Também aprendíamos o respeito pelos mais velhos, cantigas de roda, brincar de “passa anel”, boneca e casinha, esconde-esconde, jogar futebol nos terrenos baldios e todos os vizinhos se conheciam.

Depois o conceito mudou e muita gente achava que educar era papel próprio da escola. As crianças e adolescentes aprendiam as “matérias”,  professores davam  “trabalhos em grupo” numa tentativa de interação entre os  alunos e se formavam pequenos círculos de amigos dentro da própria escola. Já não eram tão comuns as brincadeiras na rua nem a amizade com a vizinhança. O negócio era preparar para o mercado de trabalho que se expandia…

Agora a história felizmente é outra. Percebemos que só o envolvimento da comunidade (que amplia o conceito de vizinhança), da escola e da família proporciona uma educação mais completa, preparando as crianças e os jovens para um futuro melhor, dando à eles condições para melhorarem o aprendizado e o desempenho escolar, tornando-os capazes de maior participação na vida pública e comunitária.

Dentro dessa premissa a Fundação  Itaú Social junto com a Unicef está realizando a 9ª edição do Prêmio Itaú-Unicef com o tema Educação Integral: experiências que    transformam e convidam as ONGs envolvidas com esse tema à participarem.

Os prêmios são ótimos e as inscrições vão até 31 de maio, em qualquer agência Itaú ou aqui no site.  Se tiver alguma dúvida pode ligar para a Central de Atendimento: 0800 701 7104, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.

Com licença, o que você está esperando? Por favor, corra lá e inscreva sua ONG!!! Obrigada.