Na primeira vez que alguém me chamou de “senhora” confesso que meu mundo caiu!

Estava com mais ou menos 30 anos e assim que pude corri para casa, joguei as sacolas de qualquer jeito sobre o sofá e me plantei diante do espelho procurando rugas, cabelos brancos, pés de galinha, ou qualquer outra coisa que denunciasse minha “idade avançada”.

Na época a perspectiva de envelhecer em um país que cultua a eterna juventude, prometia muitas coisas e a maioria delas, aterrorizantes. Significava flacidez, “vista cansada”, aposentadoria profissional e mental, fim dos romances, roupas largas e disformes ou, sendo mais otimista, almoço com a netaiada aos domingos, novelinha na TV e falta de sono e assunto.

Não sei bem quando isso tudo começou a mudar nem quando o termo Terceira Idade entrou em uso, humm..tsc,tsc,tsc…será falta de memória?, mas vamos ao que interessa: hoje a maturidade está sob os refletores.  As agências de viagem descobriram o filão do turismo interno para as pessoas dessa faixa etária, feito de ônibus nas viagens mais curtas ou de avião, para as mais longas e os países vizinhos; existem grupos organizados que alugam vans e vão ao teatro, cinema, restaurantes, museus, exposições, etc. As lojas de roupas e sapatos oferecem modelos lindos e coloridos e nada do vestido preto e fechado que a nona usava ornando com o terço e  o olhar perdido.

A equação idoso=inútil e/ou dependente está ultrapassada. Homens e mulheres acima de 50 anos estão cultivando a auto estima, permitindo-se a vaidade, cuidando da aparência e a saúde na Terceira idade não é mais tema para conversa chata, mas sim motivo para pesquisas e debates.

Os futuros velhinhos e velhinhas (com todo o respeito, é claro) estão preocupados com seu bem estar e buscam formas para se manterem saudáveis, praticando esportes que vão da tradicional bocha ao tênis, natação. Praticam tai-chi-chuan, dançam, passeiam, curtem a família e os amigos, fazem ioga, frequentam academia, aprendem novos hobbies ou novas profissões e não permitem que a mente envelheça. A aposentadoria é minguada e não dá para pagar academia? Eles fazem caminhadas. Vale tudo minha gente desde que se ponha o corpo e a cabeça para funcionar.

Olhando para essa nova realidade, a Unimed-Rio criou um perfil no Twitter, o @dr_melhor_idade, voltado para esse público, que dá dicas ótimas  sobre saúde, estética, alimentação, relações sociais, etc. Um dos links tuitados leva até uma página com mapa da cidade com sugestões de vários circuitos para quem quer praticar atividade física no Rio.

Envelheceu e acha que sexo não é mais para você? Engano seu, lindona! Siga o link que o @dr_melhor_idade disse e aprenda que apenas passamos a dar mais valor à qualidade e não á quantidade.  Vai entender que isso é decorrente das experiências sexuais que vivenciamos e que foram nos ensinando o que é bom de verdade. Essa história de “broxice” e “frigidez” porque se envelhece é lenda urbana.

Achou o assunto picante? Você é do tipo púdica  e tímida mas comeu uma feijoada no almoço e sente um pouco de azia e de má digestão? Para você, o @dr_melhor_idade receita uma rápida leitura aqui para você  aprender sobre metabolismo e digestão.

Quando me pediram para escrever um texto sobre a Terceira Idade, ou Melhor Idade, como tem aparecido por aí, achei que não teria muito o que dizer, mas conhecer o @dr_melhor_idade me fez mudar de idéia. Sugiro à vocês velhinhos e velhinhas (e os chamo assim com todo o carinho e respeito, é claro) bem informados e plugados na web que sigam o perfil do @dr_melhor_idade no Twitter. Uma infinidade de assuntos e  novidades legais ao alcance de um click! São os tempos modernos, minha gente!!

Ficou interessada e ainda não tem um perfil no Twitter? Crie sua conta aqui e faça parte desse mundo cheio de informações bacanas. Agora, se você não é muito chegada à esse negócio de computador, peça aos seus filhos ou netos que sigam o @dr_melhor_idade e que passem as dicas para você. Simples não!?

P.S.: Quem me chamou de “senhora” pela primeira vez foi uma vendedora educada.

P.S. 2 : Este post é um publieditorial, mas as opiniões são sinceras.