A censura aos meios de comunicação,  além de ser démodé  é de mau gosto, certo? Algumas pessoas insistem em ignorar que os tempos são outros e por isso o nome de um bar, o Boteco São Bento, aqui em São Paulo ( e haja nome de santo!), está caindo na boca do povo da pior maneira possível.

O Raphael do blog Resenha em seis (que é opinativo diga-se de passagem) foi lá, não gostou, não se sentiu bem atendido e fez uma crítica negativa ao estabelecimento, coisa absolutamente normal. Mesmo não concordando com o tom adotado reconheço o direito do resenhista escrever o que pensa, coisa também absolutamente normal. Reproduzo:

“Depois da Faixa de Gaza e do Acre, este é o pior lugar do mundo para você ir com os amigos. Caro, petiscos sem graça e, principalmente, garçons ultra-power-mega chatos: você toma dois dedos do seu chopp, quente e azedo que nem xoxota nos tempos dos vikings, eles já colocam outro na mesa. E se você recusa, eles ainda ficam putos. Só tulipadas diárias no rabo para justificar tamanha simpatia no atendimento. “

Então alguém resolveu iniciar a seção de comentários com uma ameaça velada: “Avise a próxima vez que vier nos visitar. Teremos uma promissora conversa” e se assinou singelamente “Anônimo”.

Depois um outro assinando como ADM lá do boteco ameaçou com providências contra o blog e aí a coisa só desceu a ladeira. Houve uma ameaça de Notificação Extra Judicial e durante todo o dia o assunto rolou no twiter. E o boteco foi ficando com o nome atrelado à Censura, o que não deve ser muito gostoso. Serei processada por ter tal opinião?

As coisas seriam bem diferentes caso alguém responsável pelo bar viesse ao blog e deixasse um comentário do tipo “desculpe nossa falha” (se os problemas relatados fossem reais),  porque dia ruim todo mundo tem, ou dizer apenas “não fomos nós que respondemos no blog”, mas ameaçar, processar, insultar e censurar, não é produtivo. Quem quer que tenha feito as postagens no blog deixou muito evidente o ranço de censura que possue e conseguiu sucesso pois o post e os comentários foram retirados.

Blog é como a nossa casa: falamos o que queremos e quem não gostar das nossas conversas que não venha visitar, ou então que argumente nos comentários sem se esconder no anonimato ou na falsa identidade. Simples assim.